sábado, 9 de novembro de 2024

Crônica para os meus Sessenta e Sete

Dia 24 de outubro último, meu aniversário, Justino Cosme gravou dois vídeos meus alusivos à data, nos quais declamo duas trovas à margem do Rio Corrente e na Praça do Jacaré, em Santa Maria da Vitória: uma das trovas, de caráter humorístico, e outra, bem comportada, a mostrar um poeta reflexivo.







Postei essas filmagens nas redes sociais como também as enviei para minhas listas de transmissão do WhatsApp. Quase que instantaneamente, como sempre acontece por esse meio de contato, passei a receber inúmeras felicitações. Não pude responder na mesma velocidade. Fui, humanamente, respondendo a todos aos poucos, ora com economia vocabular, ora com “curtidas” ou emojis.

Dentre essas mensagens – umas maiores, escritas; outras menores, na forma de memes e emojis
, essa coisa toda do mundo digital –, destaquei três delas para redigir esta crônica. A primeira veio da amiga Clara Alcântara, mensagem carinhosíssima, abaixo transcrita:

“Meu caro amigo,

Hoje celebramos não apenas mais um ano da sua vida, mas também a beleza das suas palavras que nos tocam e inspiram. Que este novo ciclo seja repleto de versos novos, rimas soltas e muita criatividade.

Que a vida te presenteie com experiências que se transformem em poesia e que você continue a encantar o mundo com seu olhar sensível.

Feliz aniversário! Que a sua jornada seja iluminada por sonhos e muitas histórias para contar!

Com carinho,

Clara Alcântara”


Outra mensagem me veio em versos, para minha surpresa do amigo e colega de trabalho Cláudio Lima, com quem costumo falar de poesia e metrificação de trovas. Não é que o Cabo Lima (como o trato) fez uma poesia com três estrofes de versos (quase todos) em redondilha maior, isto é, setissílabos ou setíssonos, a comprovar perfeita assimilação do assunto!

“Uma homenagem ao amigo:

Parabéns para NOVAIS,
Pelos anos de LEILÃO.
A idade TANTO FAZ,
Pois está no CORAÇÃO.

Não escrevo só por MIM,
É por toda a COMISSÃO.
Amizade NÃO TEM FIM,
Tem começo e RAZÃO.

Aqui te CONHECEMOS,
Sua vida, sua HISTÓRIA.
Quando então PERCEBEMOS:
‘TU AMAS ESSA VITÓRIA!’

Em nome da Comissão de Leilão da Transalvador.

Claudio Lima.”


A última das três mensagens escolhidas, também de um colega de trabalho, não veio em versos, nem em prosa. Apenas apareceu sinalizado no WhatsApp que ele havia visto minha postagem, constatado pelos dois tiques duplos azuis. O amigo nada comentou, tão-somente encaminhou (por distração, assim creio) o link de um formulário para inscrição no “Plano Funerário Campo Santo Familiar”. Tomei um grande susto e – ato contínuo e impensado – respondi com um breviloquente “Boa noite”, quando ainda deveria ser “Boa tarde”, isso tudo por conta do imediatismo.

Vida que segue! Quem não se engana?! A Internet acelera ações e reações. Não abri o link do formulário. Pareceu-me aziago em demasia para tão belo momento de regozijo. Vade retro. Meus Sessenta e Oito – e outros mais – hão de vir, querendo Deus! E que seja assim!

12 comentários:

  1. Parabéns! meu amigo, Novaes.Es sempre este sujeito criativo,com suas poesias, crônicas,com sensibilidades e seu lado humorístico peculiar,pois lhe conheço há a 40 anos ..Que Deus lhe conserve sempre nesta vida de amor e muitas escritas.Abraco

    ResponderExcluir
  2. [David Jacomini Righ, via WhatsApp]
    Novaes, vc é o cara. Sempre numa boa e nos trazendo alegrias.
    Estou muito feliz por tê- lo conhecido na Central de Cobranças. Bons tempos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Meu grande amigo Novais, mais que merecido meu irmão. Você é muito admirável como pessoa e como poeta é espetacular. Parabéns irmão. Muitas felicidades.

    ResponderExcluir
  4. Que jeito incrível de comemorar os 67 anos! A mistura de poesia com humor ficou perfeita. Amei as trovas à beira do Rio e na Praça. As três mensagens escolhidas foram as melhores. Faltou o meu vídeo com as meninas dando os parabéns em FRANCÊS. Ensaiamos tanto! Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. [Walry Dantas, via WhatsApp]
    Parabéns tanto pela idade quanto pela poética e reflexão sobre nossos feedbacks em comentários de suas postagens. É bom que tenha quem traga essas crônicas à baila para percebermos a nós mesmos.

    ResponderExcluir
  6. [Julita Abreu, via WhatsApp]
    Grata Novais. Que linda e inspiradora forma de partilhar sua vida!

    ResponderExcluir
  7. [Eusélio Tonhá dos Santos, via WhatsApp]
    Olá amigo Novais! Que beleza ver tudo isso ao seu redor ! Pessoas congratulando e compartilhando as suas alegrias, sucesso, idade, amadurecimento!
    Parabéns, sempre!
    Abraço amigo !

    ResponderExcluir
  8. [Graça, professora de Português, Salvador, via WhatsApp]
    Bom dia, amigo! Desculpe- me o atraso em responder. Clara Alcântara deve ter uma amizade sincera por você e gostei muito das estrofes do Cabo Lima. O outro colega prefiro não comentar.

    ResponderExcluir
  9. [João Sindivaldo, via WhatsApp]
    Fala Novais!
    Meus desejos de feliz repetição do dia e mês, 24/10.
    Que nunca lhe falte
    saúde em abundância e muita paz, ao lado de familiares e amigos reais.
    Você é realmente um extraordinário versejador, desses de verdade.
    Há quem diga que o poeta é um verdadeiro artista da linguagem e aí você se inclui, um contador de histórias que sabe como ninguém utilizar as palavras para revelar em seus versos, grandes momentos!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  10. [Antônio Bahia, via WhatsApp]
    Boa tarde meu amigo!
    Gostei muito da sua crônica, e dos versos, na msg do colega Lima.
    "Não escrevo só por mim. É por toda comissão"...
    Prova maior, que somos todos de uma mesma unicidade. Somos apenas aspectos refletidos da blza que vemos no outro.
    Abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  11. [Valdimiro Lustosa (Guri), via WhatsApp]
    Que massa, poeta! Você é digno merecedor das mensagens, exceto da última, claro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. [Gilda Oliveira, via WhatsApp]
    Leio as suas crônicas sempre na expectativa de apreciar os seus relatos cheios de verdade com muito humor. Leio várias vezes para descobrir nas entrelinhas quão criativo vc se apresenta ao brincar com as palavras. Dom de Deus. Parabéns!!

    ResponderExcluir

Quem sou

Historieta zodiacal

Às vezes, a vida nos surpreende tão imponderavelmente que nem mesmo o mais invulnerado coração pode p rever e prevenir-se de algo que não de...